sábado, 3 de janeiro de 2009

Vivendo em grupo















Como são felizes os periquitos em grupo. Estou com 5 aqui e eles não param de gritar, de pular pela gaiola... estão realmente felizes!

Durante algum tempo tive um periquito Azul apenas, presente pro meu filho. Logo depois comprei uma fêmea e ela morreu de frio.

Minha idéia era deixá-los sentir a natureza, quente, frio... mas percebi que isso não é bom, pelo menos de ínicio. Os extremos é que são ruins, muito frio, muito calor... eles sucumbem facilmente. O ideal é deixá-los sentir aos poucos um pouco de cada (nunca extremos), para que possam se acostumar com o clima ". Afinal pássaros são os animais mais independentes que existem, que carecem de menos cuidados... desde que estejam saudáveis.

Depois comprei uma outra fêmea, que por ser um Arlequim Recessivo imaginei ser fêmea... mas é um macho, o atual garanhão do Plantel, o Arlequim Recessivo Amarelo. Ele literalmente manda na gaiola de 5, seguindo sempre a fêmea Verde adolescente. Onde ela vai, ele vai!

Por descuido meu querido Azul Cobalto fugiu num vacilo meu... e então comprei o atual Azul Cobalto, formando os machos adultos atuais que possuo.

Em seguida comprei o Verde filhote que pensei ser fêmea, mas é macho. Nos filhotes e díficil reconhecer a sexualidade, ambos os sexos têm a cera púrpura. Muito díficil de ver! Outra peculiaridade que aprendi é o formato da cera. No macho ela é mais gordinha, saliente... na fêmea menos saliente. E então a fêmea filhote Albino, que foi uma compra especial.

Esse periquito Albino encontrei dentro da voadeira numa loja de aves aqui de Atibaia! Ela estava com a asa cortada e reconheci logo ser um Albino pela cor dos olhos (tinham ainda 2 Lutinos na gaiola, me arrependo até agora por não tê-los comprado). Falei com o vendedor quanto era o valor dos periquitos ( R$ 12) e disse que ia levar o Albino - era fêmea por ter a cera púrpura esbranquiçada, mais uma informação, nos machos a cor é somente púrpura - ... foi ai que o vendedor me disse ser uma ave pessoal, recém escolhida... ofereci R$ 20 e levei a belezura!

Essa ave é especial, contorcionista, faz movimentos que nunca vi num periquito, ela adora ficar nas posições mais impossíveis... se deixar o Gril ou o pote de comida sem proteção de desperdício, ela logo age como um cachorro e "cava" tudo... jogando tudo muito longe do seu lugar original... íncrivel!

Logo, logo... depois de tratados e saudáveis (daqui 1 semana), estarão todos juntos numa voadeira sem ninho, o que desestimula o acasalamento!

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário