domingo, 11 de janeiro de 2009

Gaiola ideal
















Estive pesquisando sobre gaiolas e vi que é uma judiação deixar periquitos em gaiolas pequenas, como a maioria oferecida nas lojas de aves. No momento da criação deve-se separar o casal numa gaiola de criação, mas depois, e os filhotes... precisam de divertimento e espaço pra bater asas.

Fui atrás então da conhecida voadeira, que tem 1 mt x 50 centimetros de profunidade e 50 centimentros de altura. Descobri que são exatamente as gaiolas onde os periquitos ficam quando vams comprá-los... e eu não quero uma gaiola com cara de lojas de aves na minha casa. Além de achar muito larga pra pouca altura.

Muitas vezes nos oferecem viveiros, mais altos do que largos... um erro também. Fica difícil achar um lugar pra comida no chão e tudo fica meio junto. Além de não existir espaço pro periquito decolar, bater um pouco de asa e pousar!

Pesquisei muito lá fora, no exterior e vi que lá a coisa é mais evoluída, tratando a gaiola como artefato de decoração!

E ai veio a idéia de eu mesmo fazer uma gaiola. Resolvi então diminuir a largura em 10 cm e aumentar 10 centimetros na altura.

Nela poderei ter uns 10 periquitos adultos vivendo tranquilamente!

A história é longa ainda, quando tiver pronto publico a novidade!

...

6 comentários:

  1. Olá muito bom teu blog..
    .. comecei a criar periquitos esse ano..
    ja tive varios quando menor..
    mas agora tou especializando .
    rsrsrs

    Infelizmente, hj um dos meu machos fugiu..
    pq ele ficavvam soltos no quarto fechado e minha irma abriu a janela !!]af....


    ..
    continue a atualizar pq ta muito bom..

    ResponderExcluir
  2. Ola,

    seu blog é excelente! Tenho uma duvida e gostaria de te consultar. Há dois dias atras, comprei um periquito albino, todo branquinho e de olhos vermelhos. La na loja, ele vivia ao lado de uma calopsita cinza... meu periquito é macho e acho que a calopsita tambem era, e eles eram amigos. Parecia que a calopsita protegia ele. Agora, nao quero deixar meu periquito sozinho. Voce me recomenda comprar a calopsita mansinha ou comprar outro periquito?

    ResponderExcluir
  3. Eu recomendo comprar a calopsita mas faz a sua escolha

    ResponderExcluir
  4. eu sou um criador de periquito australiano tambem ,porem ,qeria ,que,voce postasse um comentari sobre a sua maneira de reprodução. obrigado por sua atenção

    ResponderExcluir
  5. cara descubri uma nova forma de reprodução,porem direi quando ,voce responder a pergunta anterior,
    vl

    ResponderExcluir