domingo, 11 de janeiro de 2009
Gaiola ideal
Estive pesquisando sobre gaiolas e vi que é uma judiação deixar periquitos em gaiolas pequenas, como a maioria oferecida nas lojas de aves. No momento da criação deve-se separar o casal numa gaiola de criação, mas depois, e os filhotes... precisam de divertimento e espaço pra bater asas.
Fui atrás então da conhecida voadeira, que tem 1 mt x 50 centimetros de profunidade e 50 centimentros de altura. Descobri que são exatamente as gaiolas onde os periquitos ficam quando vams comprá-los... e eu não quero uma gaiola com cara de lojas de aves na minha casa. Além de achar muito larga pra pouca altura.
Muitas vezes nos oferecem viveiros, mais altos do que largos... um erro também. Fica difícil achar um lugar pra comida no chão e tudo fica meio junto. Além de não existir espaço pro periquito decolar, bater um pouco de asa e pousar!
Pesquisei muito lá fora, no exterior e vi que lá a coisa é mais evoluída, tratando a gaiola como artefato de decoração!
E ai veio a idéia de eu mesmo fazer uma gaiola. Resolvi então diminuir a largura em 10 cm e aumentar 10 centimetros na altura.
Nela poderei ter uns 10 periquitos adultos vivendo tranquilamente!
A história é longa ainda, quando tiver pronto publico a novidade!
...
Cintilante Opalino Asa Clara Celeste (Spangle)
A mais nova aquisição!
Não gostava muito dos Arlequins recessivos - deixei pra lá meu apego por ele. Encontrei esse num aviário aqui em Atibaia e fiz a troca... lindo demais, com ele fecho meu plantel de machos. Estou com uma nova fêmea também, assim que conseguir boas fotos mostro o periquito! É uma normal azul celeste face amarela II.
A formação de casal será a seguinte: Azul Cobalto com Verde Claro (resultado verdes com fator azul), Verde escuro com fator azul com a Azul Celeste face amarela (filhotes verdes, azuis e alguma surpresa...) e o Spangle com a Albina (resultado incerto).
Quero ainda um Lutino bem formado seja faço ou fêmea pra conseguir tirar Albinos e Lutinos e um macho ou fêmea cinza, este muito díficil de encontrar aqui em Atibaia.
Com esses 4 casais fecho o que desejo criar, que são verdes, azuis (e seus tons), com ou sem face amarela, tudo isso com a caracteristica do ondulado, e ainda Albinos e Lutinos, e esporadicamente algo raro e bonito como esse Spangle, que tem um ótimo porte!
...
quarta-feira, 7 de janeiro de 2009
Convivendo com periquitos!
Corte da asa!
terça-feira, 6 de janeiro de 2009
domingo, 4 de janeiro de 2009
sábado, 3 de janeiro de 2009
Vivendo em grupo
Como são felizes os periquitos em grupo. Estou com 5 aqui e eles não param de gritar, de pular pela gaiola... estão realmente felizes!
Durante algum tempo tive um periquito Azul apenas, presente pro meu filho. Logo depois comprei uma fêmea e ela morreu de frio.
Minha idéia era deixá-los sentir a natureza, quente, frio... mas percebi que isso não é bom, pelo menos de ínicio. Os extremos é que são ruins, muito frio, muito calor... eles sucumbem facilmente. O ideal é deixá-los sentir aos poucos um pouco de cada (nunca extremos), para que possam se acostumar com o clima ". Afinal pássaros são os animais mais independentes que existem, que carecem de menos cuidados... desde que estejam saudáveis.
Depois comprei uma outra fêmea, que por ser um Arlequim Recessivo imaginei ser fêmea... mas é um macho, o atual garanhão do Plantel, o Arlequim Recessivo Amarelo. Ele literalmente manda na gaiola de 5, seguindo sempre a fêmea Verde adolescente. Onde ela vai, ele vai!
Por descuido meu querido Azul Cobalto fugiu num vacilo meu... e então comprei o atual Azul Cobalto, formando os machos adultos atuais que possuo.
Em seguida comprei o Verde filhote que pensei ser fêmea, mas é macho. Nos filhotes e díficil reconhecer a sexualidade, ambos os sexos têm a cera púrpura. Muito díficil de ver! Outra peculiaridade que aprendi é o formato da cera. No macho ela é mais gordinha, saliente... na fêmea menos saliente. E então a fêmea filhote Albino, que foi uma compra especial.
Esse periquito Albino encontrei dentro da voadeira numa loja de aves aqui de Atibaia! Ela estava com a asa cortada e reconheci logo ser um Albino pela cor dos olhos (tinham ainda 2 Lutinos na gaiola, me arrependo até agora por não tê-los comprado). Falei com o vendedor quanto era o valor dos periquitos ( R$ 12) e disse que ia levar o Albino - era fêmea por ter a cera púrpura esbranquiçada, mais uma informação, nos machos a cor é somente púrpura - ... foi ai que o vendedor me disse ser uma ave pessoal, recém escolhida... ofereci R$ 20 e levei a belezura!
Essa ave é especial, contorcionista, faz movimentos que nunca vi num periquito, ela adora ficar nas posições mais impossíveis... se deixar o Gril ou o pote de comida sem proteção de desperdício, ela logo age como um cachorro e "cava" tudo... jogando tudo muito longe do seu lugar original... íncrivel!
Logo, logo... depois de tratados e saudáveis (daqui 1 semana), estarão todos juntos numa voadeira sem ninho, o que desestimula o acasalamento!
...
Verde original
Foto: www.flickr.com/photos/centralaustralia/
Quando digo "Verde Original" é um termo meio pessoal pra dizer que são periquitos com a cor verde encontrada na natureza, na Austrália. As mutações, Azul, Amarelo, Cinza, Branco, Lutino, Albino (são mais de 200) sempre existiram, mas como não se escondem bem na natureza eram logo alvo dos predadores.
Somente os Verdes (como esse da foto) é que conseguiam se esconder bem nas folhagens evitando predadores. Hoje essa cor é denominada "Verde Claro"!
...
sexta-feira, 2 de janeiro de 2009
Meus periquitos
A idéia é criar o blog e com o tempo ir postando o conteúdo, seja ele qual for. O motivo é o ínicio de uma criação de Periquitos Australianos selecionados em lojas "comuns" de aves.
A seguir 3 fotos de 3 periquitos já selecionados. Um Azul Cobalto bonitaço (novas penas, tá mais bonito que na foto), um Verde "original" ainda filhote e uma fêmea Albino (também filhote). Ao fundo (na foto do Azul) tem um macho Arlequim Recessivo Amarelo, escolhido pelo meu filho!
Vou mantê-lo no plantel por apego e por ter um ótimo tamanho e ser bem imponente. O meu objetivo é selecionar pássaros e criar um "padrão pessoal" (se é que isso é possível, mas posso selecionar e isso basta para tornar-se uma iniciativa). Isso já foi feito há muito tempo atrás pelos Ingleses, por isso o nascimento do nome Periquito Padrão Inglês. Que são Periquitos Australianos selecionados... bonitos, e muito exóticos, mas o padrão não me agrada. Mais tarde posto algumas informações sobre o assunto!
Portanto quero selecionar periquitos australianos normais, e criar com os anos um padrão pessoal (se isso for possível, ou pura inocência).
A idéia são apenas periquitos "Verdes Originais", Azul Cobalto, Lutinos* e Albinos.
* Existem duas linhas de cores no Periquito Australiano. O verde dominante e o azul. O albinimo no verde dá amarelo (olhos vermelhos). O Albinismo no Azul dá branco. Portanto Lutinos são periquitos totalmente amarelos.
Vou cruzar primeiramente o Arlequim Recessivo (amarelo, é do verde) que tem um bom porte, com uma fêmea que comprei hoje no Guarujá "Verde Original". Escolhi ela por ter um ótimo porte, ser saudável e ter um físico imponente (nunca peguei um periquito tão forte, meu dedo que o diga!). O resultado serão Arlequins Recessivos (serão trocados por ração) e Verdes Originais (ficam no plantel até adultos pra então serem escolhidos para um novo ciclo).
O Azul Cobalto irei acasalar com a fêmea Albino (mesmo melanina, branco grupo do azul e amarelo grupo do verde dominante, resultados azuis com fator "ino"). O macho filhote Verde Original com uma futura fêmea Azul Cobalto (filhotes verdes, talvez alguns azuis se o verde for portador de azul). E... para completar o plantel e ter periquitos suficientes para não ter problemas na prole de consanguinidade... um macho e uma fêmea Lutino (pra dar Albino no cruzamento com o Azul) e mais uma fêmea e um Azul Cobalto e outra Verde.
Estudando melhor sobre o assunto estou tratando-os (os 5 atuais) com vermífugo, depois uma dose de vitamina E e uma outra dose de vitaminas, enquanto isso completo a compra formando o plantel. Vou alimentá-los* (estou seguindo as instruções do Sr. Norberto, criador de periquitos "Padrão Inglês". Depois conta como conheci esse criador)... com painço e alpiste. Gril para ajudar na digestão dos alimentos, pedra de cácio, couve e frutas (duras (maça tem que tirar as sementes)). Devem tomar Sol e ter comida e água a vontade (inclusive para tomar banho, eles adoram).
*Alimentação para casais em acasalamento e filhotes é algo especial e irei falar mais no futuro.
Deixei os 5 periquitos juntos e deu pra sentir a felicidade deles. Vivem em bando na natureza, ficam felizes com companheiros. A fêmea adolescente comprado no Guarujá está mexendo com o "brio" dos meus dois machos adultos. Estão exibidos, galantes... ficam maiores... É engraçado como dois amigos ser tornaram repentinamente "inimigos". Não existe agressão, mas estão disputando a atenção da fêmea. Os dois filhotes, o verde e a albino estão felizes... mergulham na água, são amigos, vivem na mesma gaiola e se divertem do jeito deles!
Separei eles para finalizar o tratamento. A fêmea Verde adolescente está sozinha numa gaiola de criação sendo tratada com vermífugo, os dois machos adultos em outra também com vermífugo e os dois filhotes que já foram tratados no "Ano novo" estão recebendo uma seção de vitamina E.
Logo irei reunir todos numa voadeira alta para viverem felizes e contentes até o fim do verão.
Ínicio de Outono - se estiver quente* - vou separar a fêmea Verde com o Arlequim Recessivo numa gaiola com ninho.
* Não é aconselhável colocar uma fêmea estreante pra prociar no inverno, os ovos podem entalar.
Tentativa de primeira ninhada com aves extremamente saudáveis!
Tenho muitas coisas a dizer, vou ficar por aqui e guardar assunto para tópicos futuros...
Curtam as fotos!
...
Assinar:
Postagens (Atom)